Imagine sua equipe. Dentre cada colaborador, você consegue identificar aqueles que, em uma situação de estresse, consegue tomar uma decisão com calma e clareza?

Se você pensou em apenas um ou dois, calma: o pensamento crítico é uma habilidade, e pode ser desenvolvida.

Pensamento crítico pode ser definido como a habilidade de ser racional e ter clareza, conseguindo conectar as ideias de forma lógica e independente. É a capacidade de, ao receber informações, processar, clarificar e avaliar para somente depois tomar a melhor decisão.

Não é apenas pensar. Afinal, pensar, todo mundo pensa, mas sim, educar a mente para que o pensamento seja organizado e lógico.

Mas como desenvolver o pensamento crítico em uma equipe? Anote algumas ações que você pode tomar, baseadas no estudo “A Avaliação do Pensamento Crítico” da psicóloga americana Diane F. Halpern:

  1. Se o membro da equipe só faz o que lhe é solicitado, é provável que esteja na Fase Execução. Comece dando uma tarefa básica, e fazendo perguntas sobre como e por que executou a tarefa daquela forma. Ele “passa de fase” quando for capaz de dar sugestões de como melhorar o trabalho a ser executado.
  2. A segunda fase é chamada de Síntese. Nela, o colaborador deve conseguir ordenar informações, e apresentar um “resumo” com as mais importantes. Aqui, você pode treinar esta habilidade pedindo, por exemplo, que um colaborador diga as conclusões mais importantes após uma reunião.
  3. A próxima fase é a Recomendação onde o colaborador pode oferecer boas sugestões sobre seu trabalho. Exercite perguntando sobre as decisões tomadas: os prós, contras e como chegou-se até elas.
  4. Na última fase, a de Geração, o colaborador já é capaz de elaborar as próprias estratégias e ferramentas em relação ao seu trabalho. Nesta fase você pode precisar “modelar” este comportamento, convidando, por exemplo, ao seu próprio processo de “geração” de ideias,como reuniões criativas ou brainstormings.

Está na hora de abandonar de uma vez a ideia de que pensamento crítico é um “dom”, e sim, começar a desenvolvê-lo em sua própria equipe.
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