Não é possível falar em liderança sem falar em confiança. A confiança é um dos principais pilares que permeiam um relacionamento de sucesso, seja ela pessoal ou profissional.
Uma equipe de alta performance confia em seu líder, tem a certeza de que ele está 100% cento apto a conduzi-los com sucesso em direção ao objetivo. A falta de confiança é um obstáculo enorme que prejudica a equipe, impedindo-a de alcançar todo seu potencial.

A pergunta chave é a seguinte: como criar um ambiente de confiança mútua?

Levantamos para você três fatores básicos, que vão te ajudar a desenvolver essa característica entre você e seus liderados.

  1. Bons relacionamentos
    Um líder é julgado com base no quanto consegue criar relacionamentos positivos entre seus liderados ou até outros grupos fora de seu departamento. Para cultivá-los, exercite o hábito de ouvir as pessoas e se preocupar genuinamente com os problemas de cada um. Aproveite também para incentivar a cooperação e resolver conflitos de forma hábil, e não esqueça de dar feedbacks construtivos.
  2. Esteja sempre bem informado
    Além de estar sempre atualizado quanto aos requisitos técnicos do trabalho, use sua experiência e expertise para alcançar os resultados, dando conselhos e se antecipando para resolução dos problemas.
  3. Seja um exemplo
    Não venha com “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Tudo começa em você: honre seus compromissos e cumpra sua palavra, sempre vá além do que precisa ser feito. Resumindo: seja você o melhor exemplo.

Lembre-se: uma vez a confiança é quebrada, é muito mais difícil restituí-la. Por isso trabalhe de forma consistente, e leve seus liderados e sua empresa ao sucesso!

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