“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” – já ouviu esse ditado popular? Acontece que pensar e agir desta forma pode ser muito perigoso para conduzir uma equipe à alta performance.

O que ocorre é que a principal característica de um líder excepcional é na verdade, muito simples: entender de gente. Vou explicar melhor.
Entender de gente no contexto de condução de uma equipe ao sucesso quer dizer que, como um líder, é preciso entender sua equipe além do superficial. É conhecer, além de si mesmo (veja mais em nosso artigo anterior), cada membro do time de forma mais profunda. Saber quais são suas habilidades a serem desenvolvidas, seus pontos fortes e pontos a melhorar.

Isso permite não só que a pessoa certa seja colocada no lugar certo (planejamento estratégico este que economiza muito tempo e dinheiro para as corporações de qualquer nível) e mais: que dentro de cada projeto, as tarefas sejam conduzidas por quem melhor poderá garantir seu sucesso.
Um grande líder precisa entender que o poder não está em um cargo, e olhar essa distribuição verticalmente pode prejudicar e até matar seus resultados.

Centralização, controle em excesso e falta de delegar as tarefas, além de causar uma sobrecarga física e mental, faz com que a equipe tenha a percepção de que falta confiança de seu líder em seus liderados. E uma vez perdida a confiança, é impossível ter um resultado positivo.
Liderar não é sobre controlar. Ao contrário, é sobre criar um ambiente onde tudo flui de forma tranquila, cada um desempenhando sua função e cumprindo a tarefa fazendo uso de suas melhores habilidades.

Está na hora de descer do pedestal e construir uma liderança de verdade: baseada em confiança, comunicação e estratégia.
Faz sentido para você? Vamos conversar sobre o assunto, envie uma mensagem!