Você já se perguntou por que alguns líderes são queridos, admirados e seguidos por seus liderados, e conseguem conduzir o time para alta performance, enquanto outros, muitas vezes com formação e experiência superiores falham miseravelmente neste quesito?

A resposta vai muito além das hard skills, ou seja, as habilidades técnicas, e vão para o campo das emoções e mentalidade, mais especificamente, na gestão emocional.

Nesse outro artigo: “Como promover mudanças com significado em sua equipe”, levanto os principais temas que um gestor precisa conhecer mais e um deles é a gestão emocional.

A gestão emocional é uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida, como já dissemos aqui anteriormente. E o primeiro princípio, e um dos mais importantes a ser trabalhado, é muitas vezes subestimado. Trata-se do o autoconhecimento,
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.” já dizia Sócrates. O Autoconhecimento é a chave para a liderança. Afinal, como estreitar relacionamentos e consequentemente, potencializar os resultados do seu time sem uma franca percepção de si mesmo, e como suas características, habilidades e comportamentos podem afetar seus liderados e a própria empresa onde atua?
O autoconhecimento deve ser praticado todos os dias, e exige exercícios de um exame aprofundado de si: suas crenças limitantes, potencial, valores inegociáveis, capacidades e outros aspectos.

Um dos grandes benefícios do autoconhecimento é a elevação da auto-estima, característica comum a todos os líderes de sucesso. Isso ocorre porque ao se conhecer, é possível confrontar seus pontos positivos e pontos a serem desenvolvidos, e adotar uma postura positiva de superação.
Mas como começar? Você pode dar o primeiro passo fazendo um auto-exame, e analisando com pensamento crítico suas ações recentes, crenças, características comportamentais e suas motivações.
Pedir um feedback para alguém de confiança é outra ótima forma de se conhecer e entender a imagem que você realmente transmite, mas cuidado! É preciso estar maduro emocionalmente para receber esse retorno.

Existem também outras ferramentas muito úteis e profissionais para iniciar este processo. Você gostaria de entender mais? Fale comigo, vai ser um prazer conversar sobre soluções para você e para sua equipe!