O que faz você continuar no emprego que você tem hoje? Essa resposta é o ponto de partida para direcionar sua vida profissional.
No meio corporativo, essa motivação é conhecida como âncora de carreira, e trata-se dos princípios que dão norte à sua carreira. Esses princípios te ajudam a escolher a profissão que vai exercer, se você pretende mudar de emprego ou buscar uma promoção, ou ainda, outros caminhos, como o empreendedorismo.
Entender sua âncora, e a de seus colaboradores, é importantíssimo. Afinal, compreendendo suas motivações e a de seus liderados, você tem uma base sólida para suas escolhas profissionais para ser, de fato, feliz no trabalho.
Como líder, conhecer a âncora de carreiras de seus liderados permite que você coloque a pessoa certa na tarefa certa, gerando motivação e produtividade.
Por exemplo, se um colaborador tem o Desafio como âncora, colocá-lo em um ambiente pouco desafiador não vai fazer com que ele atinja todo o seu potencial.
As âncoras de carreira são:

  • Autonomia e Independência (AI)
  • Competência Administrativa Geral (CAG)
  • Competência Técnica e Funcional (CTF)
  • Criatividade Empresarial (CE)
  • Dedicação a uma Causa (DC)
  • Desafio Puro (DP)
  • Estilo de Vida (EV)
  • Segurança / Estabilidade (SE)

Cada uma delas corresponde a uma motivação profissional, e reconhecê-la é um exercício de autoconhecimento. Para descobrir, faça a si mesmo perguntas como: “Você gosta de receber ordens ou prefere fazer as coisas do seu jeito?” e “Como você se enxerga daqui a 05, 10 e 20 anos?”

A melhor forma de descobrir é através de um mapeamento de âncoras de carreiras. A boa notícia é que eu tenho um presente para você: vou liberar gratuitamente este mapeamento, que está no portfólio da 4Leaders, para que você consiga dar o pontapé inicial em seu caminho para se tornar um líder de sucesso. Para isto, basta você me enviar o seu email por mensagem ou deixar aqui nos comentários, para que eu possa te enviar o link.
Conhecer sua âncora profissional, trará para você não somente mais satisfação em seu trabalho, mas também mais resultados para sua equipe e para a empresa onde você atua.

Faz sentido? Aguardo você!